Faltam
  • {dn} dias
  • {hn} horas
    {mn} minutos
  • {sn}
    seg.
Mensagens
Paula Franco
Caros colegas,

Falar a uma só voz com os estabelecimentos de ensino, os centros onde se produz o saber e apoiar os investigadores que dão o melhor do seu esforço, bem como promover um espaço comum de debate e partilha entre académicos e contabilistas certificados. São estes, em linhas gerais, os objetivos que pretendemos alcançar com a organização do II Congresso Internacional de Contabilidade Pública (CICP), que realizaremos em março, no auditório da Ordem, em Lisboa.

Subordinado ao tema «Reforma da Gestão Financeira Pública – desafios para a investigação e a prática», o evento divide-se em sessões plenárias e paralelas, estando para estas últimas prevista a apresentação de trabalhos relativos a 14 temas diferentes.

Com a aprovação do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP), conjugado com a alteração ao Estatuto da Ordem dos Contabilistas Certificados, a exigência de um profissional que assuma a responsabilidade pela contabilidade nos diversos organismos da administração pública, seja central, local ou regional, é já uma realidade e um desafio suplementar que se coloca à profissão.

Uma profissão que apesar de jovem em termos de reconhecimento público, alcançou já patamares de exigência, solidez e credibilidade, afirmando-se com um pilar da dinâmica económica do país.

Não podia, por isso, ser mais oportuno dedicar um evento a esta temática que vai, certamente, dominar nos próximos tempos a prática contabilística e aprofundar o seu contributo em prol de uma sociedade mais próxima dos cidadãos e mais transparente.

Esperamos, nesta que é a segunda edição do CICP, uma massiva participação dos profissionais de Portugal e do estrangeiro, de forma a permitir refletir, em diversos ângulos, sobre estas e outras questões, debruçando-se sobre temáticas técnicas e científicas que se relacionam com a profissão e que dizem cada vez mais respeito ao dia a dia de muitos portugueses.

Paula Franco - Bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados


Caros colegas, 

O Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) e a Escola Superior de Gestão (ESG) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e a Ordem dos Contabilistas Certificados (IPCA), organizam, em parceria, a II Conferência Internacional em Contabilidade Pública sobre a "Reforma da Gestão Financeira Pública: desafios para a investigação e a prática”. O evento terá lugar em Lisboa, no auditório Domingues Azevedo, de 14 a 15 de março de 2019. 

As entidades do setor público estão sobre grande pressão para mudar os sistemas de contabilidade pública rumo a uma aplicação generalizada da contabilidade do acréscimo e à produção de conhecimento e outputs socialmente e politicamente mais responsáveis. 

Estas medidas são altamente importantes para tornar a contabilidade do setor público mais relevante no contexto da reforma da gestão financeira pública. 

Vive-se atualmente um ambiente favorável para introduzir as mudanças desejadas o que pode representar uma oportunidade para melhorar a investigação sobre a contabilidade do setor público e a prática orientada para as normas internacionais, sendo assim uma mais valia para o fortalecimento da relação entre a academia e a profissão. 

Este congresso pretende promover um debate aberto e a interligação entre académicos e profissionais com interesse nos tópicos da contabilidade e gestão financeira pública. Assim, estarão envolvidos os principais atores com influência na reforma.

Durante o evento os participantes terão a oportunidade de assistir a sessões plenárias e sessões paralelas relacionadas com 12 temas diferentes. O programa final será apresentado logo que possível.
Apelamos à participação de todos os interessados nos tópicos da contabilidade e da gestão financeira pública e outros afins através da submissão dos trabalhos desenvolvidos e/ou em curso. 

Trabalhando em conjunto poderemos TODOS contribuir para a prestação de um melhor serviço público aos cidadãos.

Contamos consigo!

Maria José Fernandes - Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA)


Voltar
OCC © 2019. Todos os direitos reservados